Atinus Urbanismo recebe Selo Verde do município de Indaial
27 de Setembro de 2022 / Institucional
Como forma de reconhecimento das práticas sustentáveis adotadas pela Atinus Urbanismo, a empresa foi uma das primeiras a receber o Selo Verde da Prefeitura de Indaial. O certificado é emitido pelo Município como forma de incentivar os negócios locais a tomarem medidas que contribuam para a preservação do meio ambiente.
No texto a seguir, nós contaremos um pouco mais sobre a certificação e algumas das nossas práticas sustentáveis. Acompanhe!
O que é o Selo Verde de Indaial?
O Selo Verde de Indaial é uma forma de o Município premiar e divulgar empresas comprometidas com o meio ambiente, assim como para incentivar que mais negócios sigam pelo mesmo caminho.
O certificado foi aprovado por meio de uma lei municipal e, para obtê-lo, é necessário passar por uma avaliação da Secretaria do Meio Ambiente e adquirir uma pontuação mínima exigida. A validade é de dois anos.
Para a análise, são levados em consideração 50 itens, que compõem os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo alguns deles:
A redução do consumo e o reaproveitamento da água;
A implementação de sistemas de geração de energia renovável;
A correta destinação de materiais recicláveis;
O incentivo à educação, à pesquisa e ao turismo sustentáveis;
E a recuperação da fauna e da flora ou a promoção do bem-estar animal.
Práticas sustentáveis
Antes mesmo da criação desse reconhecimento pelo Município, a Atinus já vinha implementando ações ambientalmente responsáveis, assim como práticas que levam ao bem-estar, à inclusão dos seus colaboradores e práticas inovadoras para aumentar a produtividade — fatores estes que também influenciam na contagem de pontos.
Entre algumas dessas medidas, podemos destacar as seguintes:
Soluções e tecnologias que aumentam a eficiência de bens e serviços
Durante a construção do Loteamento Nova Indaial 8, entre os anos de 2019 e 2020, investimos em um equipamento para compactação de valas que garantiu melhor ergonomia, maior eficiência e mais segurança para nossa equipe.
Dessa forma, evitamos que os colaboradores precisassem entrar nas valas e corressem riscos de lesões e desmoronamentos, além de reduzir o tempo de execução da obra.
Outra ação nesse sentido foi a aquisição de hardwares e softwares para melhorar o uso dos materiais de construção — reduzindo o desperdício —, o planejamento de novos projetos e o ganho de produtividade.
Disponibilizar coletores de resíduos recicláveis ou eletrônicos e providenciar a correta destinação final
Já no Loteamento Jardins de Indaial, empreendimento que está em fase de obras, oferecemos para a população local lixeiras com a correta disposição para materiais recicláveis. Assim, incentivamos a coleta seletiva no Município, além de dar a devida destinação aos resíduos.
Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis da empresa
Não tomamos apenas ações para a preservação do meio ambiente e para uma maior eficiência dos nossos processos. Nós também damos espaço para as mulheres em nossa empresa, promovendo a inclusão e a igualdade de gênero.
Hoje, metade do nosso administrativo é formado por mulheres, que atuam nas mais diferentes áreas, como: engenharia, arquitetura, financeiro e na administração do negócio.
Plantio de árvores no Loteamento Jardins de Indaial
Uma das atitudes mais recentes que tomamos para incentivar a transformação da comunidade local foi o plantio de árvores no Loteamento Jardins de Indaial, que foi realizado por estudantes do Colégio Municipal de Indaial, do Bairro Carijós.
Ao todo, foram 39 crianças que participaram da etapa de paisagismo. Em duplas, elas plantaram uma árvore em cada um dos lotes, além de colocar uma placa com o nome delas em frente às plantas. Depois disso, elas participaram de uma palestra da Secretaria do Meio Ambiente.
Dessa forma, tomamos grandes decisões em favor do nosso futuro. E o Selo Verde foi um reconhecimento do nosso comprometimento com uma cidade mais sustentável. O que você achou? Conte para a gente nos comentários!
Somos uma empresa catarinense de planejamento, urbanização e infraestrutura, fundada e sediada em Indaial, desde 1996.
Projetamos e construímos loteamentos de alta qualidade conectados com a evolução das cidades e com o sonho dos futuros moradores.
Políticas de privacidade Atinus Urbanismo
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4. Bases legais para o tratamento de dados pessoais
Cada operação de tratamento de dados pessoais precisa ter um fundamento jurídico, ou seja, uma base legal, que nada mais é que uma justificativa que a autorize, prevista na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Todas as Nossas atividades de tratamento de dados pessoais possuem uma base legal que as fundamenta, dentre as permitidas pela legislação. Mais informações sobre as bases legais que utilizamos para operações de tratamento de dados pessoais específicas podem ser obtidas a partir de nossos canais de contato, informados ao final desta Política.
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- confirmação da existência de tratamento; - acesso aos dados; - correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; - anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei; - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; - eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei; - informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados; - informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; - revogação do consentimento.
É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.
5.1 Como o titular pode exercer seus direitos
Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.
6. Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais
Empregamos medidas técnicas e organizativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.
As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, e os padrões atualmente empregados no mercado por empresas semelhantes à nossa.
Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:
- Os dados de nossos usuários são armazenados em ambiente seguro; - Limitamos o acesso aos dados de nossos usuários, de modo que terceiros não autorizados não possam acessá-los; - Utilizamos certificado SSL (Secure Socket Layer), de modo que a transmissão de dados entre os dispositivos dos usuários e nossos servidores aconteça de forma criptografada; - Mantemos registros de todos aqueles que têm, de alguma forma, contato com nossos dados.
Ainda que adote tudo o que está ao seu alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro - como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.
De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.
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A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 01/07/2021.
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