Seg - Sex 8h - 18h

Homem executivo em ambiente de trabalho. Veja 4 motivos para investir em terrenos.

Os investimentos imobiliários vão além dos imóveis prontos para morar e dos fundos de investimento. Isso porque os lotes urbanos também são uma alternativa para quem deseja ampliar o patrimônio e diversificar a carteira com ativos que tenham alto potencial de ganho. Mas, por que investir em terrenos é mais vantajoso que as demais opções?

Para responder a esta pergunta, nós formulamos ao menos quatro pontos que demonstram os benefícios de médio a longo a prazo dessas aplicações. Acompanhe para saber mais:

1. Investir em terrenos é uma opção mais versátil

Ao contrário dos imóveis prontos para morar, os lotes urbanos dão aos proprietários a possibilidade de decidir o que construir no local. Nessas áreas, podem-se erguer casas, sobrados e até mesmo estabelecimentos comerciais — desde que haja autorização municipal para isso. Tudo depende do que trouxer mais retorno para você.

Dessa forma, mais portas se abrem para lucrar com esses ativos, seja por meio da venda do lote sem qualquer edificação, seja pelo aluguel ou pela revenda de imóveis construídos na área.

2. Lotes urbanos têm menor custo de manutenção

Em comparação com um imóvel pronto para morar, os terrenos localizados em loteamentos têm um custo menor de manutenção, visto que há menos impostos e não existe uma estrutura que precisa de reformas periodicamente. Por esse motivo, a tendência é que, ao investir em terrenos, a taxa de retorno seja maior no longo prazo.

E isso não é tudo. Pelo fato de as áreas geralmente terem preços menores que as casas e apartamentos, elas são mais acessíveis e oferecem um custo de aquisição reduzido mesmo quando falamos em lotes de alto padrão.

>> Documentos para compra de terreno: saiba o que é necessário

3. As áreas possuem alto potencial de ganho

É fato que os investimentos imobiliários são opções bastante tradicionais. Mas isso não significa que as suas possibilidades de ganho sejam limitadas, como ocorre com as aplicações mais conservadoras — Tesouro Direto e poupança, por exemplo.

Na verdade, os lotes oferecem um potencial de ganho altíssimo no longo prazo, inclusive com índices próximos aos do mercado de ações. No entanto, é importante ressaltar aqui que isso não é uma garantia, mas sim uma possibilidade, a qual depende de uma série de fatores, como:

  • Localização;
  • Demanda por moradia;
  • Construção de obras públicas importantes no bairro e arredores;
  • Entre outros.

Caso você queira mais dicas sobre como escolher o terreno ideal para investir, nós recomendamos ler este conteúdo.

>> [E-book] 5 coisas que preciso saber antes de comprar um lote

4. Os lotes são uma forma de diversificar a carteira

Uma das regras mais importantes do mundo dos investimentos é não colocar todos os ovos numa mesma certa. Portanto, se você procura por uma opção tradicional de médio a longo prazo para diversificar a carteira, as áreas em loteamentos urbanos são uma das alternativas.

Afinal, esses ativos oferecem tanto a possibilidade de ampliar o seu patrimônio familiar quanto de oferecer ganhos de longo prazo, como mostramos neste texto. Agora, com todas essas informações, nós temos certeza que você estará mais preparado para investir em terrenos ou imóveis. Quer esclarecer mais alguma dúvida? Então, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atinus Urbanismo

Somos uma empresa catarinense de planejamento, urbanização e infraestrutura, fundada e sediada em Indaial, desde 1996.

Projetamos e construímos loteamentos de alta qualidade conectados com a evolução das cidades e com o sonho dos futuros moradores.

SAIBA MAIS